THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 29 de setembro de 2007

Blog!

People que acompanha a vida dos erasmus de GRH, é só pa informar que eu e a minha pandilha temos o nosso próprio blog a funcionar e que como também somos membros deste blog vamos postar aqui a informar sobre as nossas aventuras.

À atenção de quem interessar: http://mosqueteirosempraha.blogspot.com/

A todos os que nos acompanham....fiquem bem e sejam felizes!

Caros colegas espalhados pelo velho continente

Já acabou a semana de PRAXE no ISCTE e a nossa caloirada conquistou um meritório 2º lugar no concurso entre cursos (só atrás das 180 bestas de Gestão).
Ah! E como é obvio, enrrabámos a FCUL.


As coisas aqui em Portugal estão quase na mesma. Ainda é o futebol que abre os telejornais. Ah e o Menezes é o novo Presidente do PSD.

Na semana em que o Fátima eliminou o Porto da Carlsberg Cup joga-se, hoje na Luz o Benfica-Sporting, o derby dos derby's. Chove a potes.

Abraço a todos, força.

Praha

Ora muito bem, já chegamos a Praha, esta linda capital da bela Republica Checa.
É estranho isto aqui, ora faz sol, ora está a chover imenso (e a fazer sol), e de noite já se começa a sentir aquele friozinho que ao que pareçe é caracteristico.
A cidade é linda, já tivemos oportunidade de fazer uma especie de passeio turistico, e isso custou nos 5 horas de caminhada! Ah pois é, quem pensava que vinhos de ferias enganou se e bem! Temos andado a passear, esta semana foi basicamente para nos ambientar mos a maneira de viver daqui do campus e pa descobrir o caminho mais curto entre os bares e o nosso dormitorio!
No que respeita a preços, o nivel de vida é parecido com Portugal, no preço de quase tudo. Mas encontram se sitios mesmo muito baratos onde se come muito bem. Vida nocturna, por enquanto é quase inexistente, já que a maoir parte das cenas fecha mesmo muito cedo (tipo 22h), o que para nós, tugas habituados a longas madrugadas em pé é bastante estranho...
Hoje foi feriado nacional (não faço ideia porque), e como tal tivemos o nosso primeiro dia de culinária nas cozinhas comunitarias do dormitórios...
Bela aventura que estamos a ter, pa semana começa a serio, já que começam também as aulas.
Sinceramente, recomendo mesmo a todos uma visita a Praga, já que a porra da cidade ainda é mais bonita do que se diz!

Beijos e Abraços

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Coisas importantes

- O preço do vodka no LIDL é exactamento o mesmo que em Portugal
- Há bué portugueses (por exemplo hoje fomos 10 portugueses almoçar a um restaurante mexicano)
- Estes gajos cá em Ljubljana quase que só comem fastfood
- Não há metro, logo temos que andar de autocarro
- A cidade é bastante bonita
- Para quem pensava (como eu) que roupas e essas merdas eram mais baratas, enganem-se. As cenas sao um pouco mais caras.
- Ah, e cheguei bem para quem quiser saber :D

*

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Momento imediatamente antes da partida Take 2

Duas questões que surgem frequentemente quando se vai de Erasmus são: “Porquê Ljubljana?” e “Porquê ir estudar para fora?”. Em relação á primeia não é fácil responder. Escolhi a Eslovénia porque sim. Porque é uma cultura diferente. Porque vou conviver pessoas com pensamentos completamente diferentes. Porque vou ter que me desenmerdar num país “hostil”. Sucintamento, vou ter que me fazer um Homem.

Por outro lado: é mesmo preciso ir estudar para fora? Sinceramente, acho que não. Isto se for para ir estudar para um país como a Eslovénia (Claro que se tivermos a falar de Stanford ou whatever é completamente diferente). Faço Erasmus pela vertente pessoal. Porque talvez seja a experiência de uma vida. Porque vou conhecer dezenas de pessoas de dezenas de nacionalidades. Porque vou ver coisas novas. Se calhar é um capricho meu mas sinto que é algo que tenho que fazer enquanto posso.

Passam pela minha cabeça pensamentos sobre o que vou deixar para trás (temporariamente ou não) e sinto pena por não puder estar com algumas pessoas com quem gostaria de estar. Mas isto já foi planeado á algum tempo e vou concretizar.

Enfim, faltam 5 horas para o meu check-in e 7 para a viagem. Outra coisa que também vou fazer pela primeira vez é andar de avião.

Os meus pais também estão nervosíssimos (especialmente a minha mãe) parece que vou emigrar para a Eslovénia.Já ouvi 100 vezes :”Tens tudo Pedro?”;”Não te esqueceste de nada?”;” Se não gostares voltas para Portugal!”. Esse tipo de preocupações, devem imaginar o que estou a falar.

Em relação á mal também como o João afirmo que fazer a mala para 4 meses e meio é o cabo dos trabalhos. Ainda por cima ainda não a terminei.

Bem, termino este post. Espero escrever brevemente quando chegar a Ljubljana e tiver tempo. Agora espera-me um vôo até Zagreb e uma viagem de comboio para Ljubljana (espero não ter muitas aventuras logo no 1º dia).

Por fim partilho esta música que tenho estado a ouvir:



PS: se houverem erros peço desculpa já que não tenho corrector automático no word

domingo, 23 de setembro de 2007

Partimos...

Post curto e sucinto....

JÁ SEGUIMOS PA PRAGA!

Quando chegarmos damos notícias!!!!

A todos os que nos acompanham....fiquem bem e sejam felizes.

P.S.:Um por todos...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Resposta

Reativamente á pergunta "percebe-se bem o que eles dizem?" eu respondo "Tem dias, e tem profs" lol De verdade a faculdade aqui aposta numa multiculturalidade enorme no que toca ao seu staff, em 5 cadeira que tou inscrito tenho 3 profs holandeses o resto nao o é, tenho um turco e outro que nem sei de onde é. O turco não se percebe nada, os holandeses tem dias, por vezes o sotque deles interfere um pouco com o inglês mas nada que um pouco de atenção extra nao resolva, nada alarmante! O mais dificil de habituar é mesmo a forma como as aulas são dadas e o sistema do horario por semanas...De resto é na boa, tens metade das aulas e o dobro dos trabalhos o que também exige muito trabalho, se bem que consegues conciliar com a diversão também. Depois tens a bela vantagem das viagens de avião de amesterdao pos países nas imediações da holanda serem muito baratas o que te permite conseguir conhecer um pouco a europa, dou-te o exemplo de Londres, uma viagem Amesterdão-Londres ( Heatrow ou Gatwick) em low cost e directa custa 40€ com taxas, ida e volta! Muito bom :) Por isso que vamos lá passear! Qualquer duvida, é só dizer! Qualquer dia posto aqui uma foto do WC aqui das casas, uma ideia muito pratica sem duvida lol

ciao

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Só para lembrar....


...Daqui a uma semana lá estarei. Estranhamente não sinto aquela imensa vontade de ir que pensei que iria sentir. Acho que só me vou mentalizar que estou em Erasmus quando aterrar no aeroporto de Zagreb.

A pedido de varias familias


A pedido de varias familias, algo que me tocou o coraçao profundamente, mais uma vez posto algo sobre a vida neste estranho pedaço de mundo que é a Holanda. Bem, o que posso dizer, isto nao se pode revelar tudo de uma vez, as coffee shops, sim, que tal? Um bom assunto sem duvida, das primeiras coisas que se pensa quando pensamos em holanda...lol mas deixem-me dizer-vos que elas existem mas maioritariamente para os estrangeiros, sim, os holandeses não são de ligar muito a isso, aliás existe em várias partes da holanda um certo preconceito por vezes para com quem as frequenta...Mas como eu nao me importo lá fui eu umas vezes. Posso-vos dizer que impressiona sempre lol Chegares ao balcão de um café e pedir uma broca é sem dúvida algo único! E depois em vez de tirares os habituais pacotes de açucar e colherzinhas de plastico do pote em cima do balcao tiramos umas mortalhas que faz sempre falta, e umas tirazinhas pos filtros! Aconselho sem duvida o Space Cake...Uma leve mistura de bolo de noz e chocolate com dois adivitos á escolha : erva ou hash! Mas nao pensem que isto é tudo festa, isto nao é chegar lá e pedir um kg de heroina que eles nao servem com um sorriso, nao nao, primeiro ha que estabelecer um contacto com o vendedor, e apenas quando ele se sentir á vontade connosco que se pode proceder a esses contactos ( palavras de um outro gajo que é experiente na materia pelos vistos) . Mas embora aqui o acesso á droga seja fácil, arrumadores nas ruas não os há, menos um profissao do que em portugal, se bem que tambem é verdade que arrumar bicicletas seria algo bastante estupido... Esse é de facto o que mais impressiona aqui, parques subterraneos ao estilo do bom centro comercial portugues mas desta feita para bicicletas, e cheios ! Sao centenas ou milhares de biciletas dentro dos ditos parques..É uma imagem que ao principio te deixa "uau" ao que se segue a pergunta " Olha um gajo ter de andar de bike em portugal? " "Porra, experimenta subir a avenida das forças armadas de bike que vais ver, estes gajos sao espertos isto é tudo lisinho!" de dizer que Lisinho = Plano, mas de resto o ponto de vista da pessoa em questão é sem duvida pertinente, nao so a avenida das forças armadas...
Posso postar aqui uma bela foto dum parque subterraneo da biblioteca pequena da minha univ ( a foto em cima ) .
Bem posto aqui tambem um link (espero que dê ) para verem o meu horario, vamos ver se o conseguem decifrar lol alguma questão sobre como o horario funciona metam nos comments lol o link é : http://rooster.cowog.nl:8081/reporting/textspreadsheet?idtype=id&objectclass=module&identifier=BKP054A05&identifier=BKB031A05&identifier=BKB082A05&identifier=BKB058A10&identifier=BKB061A10&template=collegeroosterGen&weeks=1-9;11-21;24-33;35-43;50&days=1-7&periods=1-56&combined=yes&jr=07_08

Saudaçoes ,
Jony